Compartilhar no WhatsAppCompartilhar

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES MINIMALISTAS

ABLAM - A primeira Academia Minimalista do Brasil

Meu Diário
16/05/2022 09h55
PAUTA 15 REUNIÃO ORDINÁRIA

Reunião Ordinária: 15/05/2022

 

Pauta

 

1) Abertura

2) Leitura da Ata

3) Canal Youtube ABLAM

4) Produção de E-book temático de cada modalidade, começando pelo Redonde

5) Produção Revista Anual 2021-2022

6) Rodada poética e lançamento de livros


Publicado por ABLAM em 16/05/2022 às 09h55
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
08/05/2022 15h09
JURAMENTO

Prometo exercer a arte de escrever, e falar com dignidade e independência. No julgo do meu livre Pensamento:  analisar os mais ricos princípios éticos  e os de educação, de forma que possa eu contribuir no processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento intelectual e moral do ser humano. 

 

Prometo, também, defender o estado democrático, a liberdade, os direitos humanos, a justiça social e o aperfeiçoamento da cultura em geral, como princípios básicos pela liberdade de expressão e pensamento. /

 

Assim, sentir-me-ei realizado sob esses objetivos, e serei fiel ao estatuto e regimento da Academia Brasileira de Letras e Artes minimalistas - ABLAM, cumprindo suas leis e levando seu nome por todos os meios literários no pais ou fora dele. 

 


Publicado por ABLAM em 08/05/2022 às 15h09
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
21/03/2022 01h37
EDITAL 01/2022

ROGERIO MARQUES SEQUEIRA COSTA, Presidente da Academia Brasileira de Letras e Artes minimalistas, no uso de suas atribuições estatutárias, faz conhecimento a todos que deste possa interessar que se encontram abertas as vagas para ocupação das Cadeiras 07, 13, 14 e 23 a 40 deste sodalício, observado o Edital de convocação do dia 07/03/2022, atendendo à deliberação da reunião do 20/03/2022, que obedeçam as seguintes condições:

1) ser brasileiro nato;

2) gozar de boa saúde e ter conduta ilibada, e ser portador de conhecimentos literários;

3) desenvolver as artes literárias minimalistas, devendo apresentar, no mínimo, três (03) gêneros literários, com cinco (05) trabalhos de cada gênero, tais os anunciados no artigo 2º do Estatuto e outros que puderem ser contemplados, dentre eles: trova, haicai, poetrix, aldravia, quinta, provérbios, aforismos, quadras, poema visual.

4) Apresentar breve biografia do candidato e suas obras.

5) Os trabalhos deverão ser enviados para: presidencia@ablam-minimalistas.com.br

6) Este edital estará aberto até o dia 31 de maio de 2022. 

 

A seleção e escolha dos membros para ocuparem as cadeiras vagas deverão tomar os seguintes critérios, além dos requisitos mencionados nos itens anteriores, representação de 01 membro para cada Unidade da Federação, representação paritária de gênero, devendo reservar vagas para as classes de minorias (raça e deficientes). 

 

 

Vale destacar que restam representantes das seguintes UF: RR, PB, AP, TO, MT, MS, GO, DF, RS, SC, PI, CE, RN, SE, AL. Os candidatos destas unidades devem ter preferência na ocupação das cadeiras.

 

 

Os candidatos deverão enviar um exemplar de sua obra física ao Presidente, e, após sua posse, um obra de seu patrono, para compor a Biblioteca da ABLAM, para o endereço: Praça Coronel Guimarães, 41 - Centro -  Itaocara RJ - 28570-000.

 

 

Os candidatos aprovados deverão apresentar na Sessão de posse para juramento, com breve discurso de sua vida e obra, bem como exposição e imortalização de seu patrono. Em seguida deverão apresentar, no prazo de trinta (30) dias após sua posse, a monografia sobre o patrono de até 20 páginas, conforme Manual Template publicado no site, que integrará o acervo da Academia e será publicada na Revista anual ou periódica.

 

 

Dado e passado em 20/março/2022.

O Presidente, Rogério Marques Sequeira Costa.


Publicado por ABLAM em 21/03/2022 às 01h37
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
21/03/2022 01h17
COMISSÕES -

Portaria 01/2022



 



Rogério Marques Sequeira Costa, Presidente da Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas - ABLAM, no uso das atribuições estatutárias e regimentais, atendendo à deliberação da Assembleia em reunião do dia de hoje, isto é, 20/03/2022, faz designar a COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DAS MONOGRAFIAS apresentadas por seus acadêmicos, constituída pelos seguintes membros:



Cleusa Piovesan - Relatora;



Antônio Donizeti da Cruz



Alberto Valença Leal Lima.



Dado e passado na Sala da presidência, aos 20 de março de 2022.



 



ROGÉRIO MARQUES SEQUEIRA COSTA



PRESIDENTE



 



 



Portaria 02/2022



 



Rogério Marques Sequeira Costa, Presidente da Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas - ABLAM, no uso das atribuições estatutárias e regimentais, atendendo à deliberação da Assembleia em reunião do dia de hoje, isto é, 20/03/2022, faz designar a COMISSÃO PERMANENTE DE RECRUTAMENTO DE NOVOS ACADÊMICOS, constituída pelos seguintes membros:



Alberto Valença Leal Lima - Presidente



Cleusa Piovesan



Afonso de Castro Gonçalves



Luiza Nelma Fillus



Silvio Romero R Tavares



Gomes Goulart



 



Dado e passado na Sala da presidência, aos 20 de março de 2022.



 



ROGÉRIO MARQUES SEQUEIRA COSTA



PRESIDENTE



 



Publicado por ABLAM em 21/03/2022 às 01h17
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
12/03/2022 23h06
TEMPLATE - MANUAL PARA MONOGRAFIAS ABLAM

TEMPLATE PARA AS MONOGRAFIAS ABLAM

(Contribuição de Cleusa Piovesan)

 

Este documento é uma versão simplificadas com instruções para elaboraçâo de monografia, organizadas pela sequência de partes exigidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas, elaboradas pela acadêmica Cleusa Piovesan, a fim de padronizar os trabalhos da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES MINIMALISTAS(ABLAM), elaborado em 10/03/22.

 

FORMA DE DIGITAÇÃO:

  • Formatar em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 para o corpo do texto, espaçamento 1,5 entre linhas, e para as citações longas fonte tamanho 11, espaçamento 1,0 entre linhas.
  • Estão destacadas em negrito as partes que devem ser negritadas.
  • Para fazer citações de nomes obras usa-se itálico, e para citações curtas coloca-se entre aspas.
  • Número de páginas: de 12 a 20 páginas.

 

 

CAPA:

 

TÍTULO DA INSTITUIÇÃO

 

 

 

 

 

 

TÍTULO DA MONOGRAFIA

 

 

 

 

 

 

CIDADE/DATA

 

FOLHA DE ROSTO:

 

 

 

NOME DA INSTITUIÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TÍTULO DA MONOGRAFIA

 

 

 

 

Monografia apresentada a (ao)      

......................................................     

como pré-requisito para ocupação  

vaga de acadêmico(a) da ABLAM.   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDADE/DATA

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO:

 

Esse item que deverá apontar, com clareza, o tema/assunto que se pretende apresentar (no caso da ABLAM, uma pesquisa sobre a vida do patrono). Trata-se de um resumodo objeto de estudo, de forma que a pesquisa seja desenvolvida pela sequência citada nesse texto de abertura. (uma ou duas páginas).

 

Obs.: Na apresentação não vai enumeração, começa-se a enumerar os capítulos no item seguinte a ela.

 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

 Nesse item desenvolvem-se as explicações de o porquê se falar do(a) patrono(a), apresenta-se sua biografia, principais obras, sua importância no meio literário, algumas produções, curiosidades, utilizando-se de citações de autores que já o (a)  estudaram de modo a dar a conhecer ao público leitor aspectos relevantes de sua obra. Deve ser dividido em capítulos.

 

Ex.: 1. Biografia do autor

       2. Cronologia das obras

       2.1 Trechos de obras de maior reevância

       3. Contextualizando o momento histórico

       3.1 A improtâmcia do(a) autor(a) para sua época

       4. Curiosidades e particularidades do autor

 

Obs. : As citações devem vir com a referida identificação:

  • Para citações longas (mais de três linhas) dizer quem é o autor e ano, antes de colocar o trecho que pertende a ele e ao final, antes do ponto, colocar a referência assim (AUTOR, ano, página). Formatar em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas, avanço de 4 cm, alinhados à direita.
  • Para citações curtas (até três linhas) redigir o nome doautor (ano, página), “.......................”. Ex.: De acordo com Freire (1996, p. 38),...

 

  • Para citações indiretas cita-se entre parenteses autor/ano (ex.: FREIRE,1996) e parafraseia-se o que ele falou, ou seja, o(a) redador(a) resume com suas próprias palavras a fala de outrem.

 

As citações devem ser introduzidas pela apresentação do autor e posterior comentário sobre seu teor (apontamentos ou opinião do redador).

 

Consulta a detector de plágio: https://www.plagium.com/pt/detectordeplagio

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO:

 

Aqui apresenta-se os apontamentos finais do(a) redador(a) da monografia sobre aspectos que lhe foram relevantes durante a pesquisa sobre o(a) patrono(a), fazendo um desfecho interligado ao que foi exposto no decorrer da monografia.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

Como citar as referências:

 

De livro:

CRUZ, Antônio Donizeti da. Helena Kolody: a poesia da inquietação. Marechal Cândido Rondon: Edunioeste, 2010.

 

De revista:

CRUZ, Antônio Donizeti da. A construção poética em Helena Kolody.Revista Ciências & Letras, Porto Alegre, n.39, p.264-278, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.fapa.com.br/cienciaseletras/publicacao.htm

(Se a revista for impressa não é citada a URL)

 

De artigos de jornais:

VINES, J.. Aperte enter para terminar. Folha de são Paulo, São Paulo, 14 de jul. 2015.

 

 

De dissertações de Mestrado e de Doutorado:

ZUCKI, R. LETRAMENTO LITERÁRIO: práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (159 fs.) Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel.

 

Da internet:

KOLODY, Helena. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_Kolody. Acesso em 29/03/21.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Publicado por ABLAM em 12/03/2022 às 23h06
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Página 1 de 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras