Compartilhar no WhatsAppCompartilhar

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES MINIMALISTAS

ABLAM - A primeira Academia Minimalista do Brasil

Textos

O QUE É O MINIMALISMO
LEMA - MENOS É MAIS


Minimalismo
Inicialmente, segundo o site "Toda Matéria" (1) "o minimalismo se referia a manifestações artísticas e culturais que existiram em momentos diferentes do século XX".
Foram os casos, por exemplo, da pintura minimalista, que usava poucas cores ou formas.
Segundo a Enciclopédia Itau Cultural(2) em fins dos anos 50 e início dos anos 60 do século XX, surgiu nos Estados Unidos da América (USA), um movimento que ia contra o romantismo da época. Era uma tendência da pintura, o expressionismo abstrato, como o praticado por Jackson Pollock (1912-1956) e Willem de Kooning (1904-1997).
O minimalismo praticado, primava pelas formas elementares, geralmente cortes  geométricos e poucas cores, em geral em tons pastel.

Já o movimento da poesia minimalista, como foram os casos, por exemplo, do Poetrix e da Aldravia no Brasil, hoje já consolidados e praticados no mundo inteiro por milhares de pessoas, usava poucas palavras e evitava figuras de linguagem como metáforas, valorizando a metonímia. Suas criações, no Brasil, aconteceram aproximadamente na mesma época, final do século XX, em 1999, em lugares distintos do Brasil, e sem qualquer influência ou contato de qualquer dos criadores antes do acontecimento.

Mas ocorreram vários outros movimentos literários, como já afirmado, em momentos e lugares distintos. Foi o caso, por exemplo, dos minicontos, microcontos, e nanocontos.

Com o lançamento em 2004 do livro "Os cem menores contos brasileiros do Século" organizado por Marcelino Freire, desencadeou-se uma onda de contos minimalistas que se fundavam no twitter que tem um limite os 140 caracteres.

Hoje, o minimalismo tornou-se um estilo de vida. As pessoas incorporaram o estilo "menos é mais" para fugir do consumismo explorado pelos industriais que produziam em larga escala e precisavam de pessoas consumindo. Para isso carregavam em propaganda e marketing de massas para venderem cada vez mais.

Mas hoje, os adeptos do minimalismo, cada vez mais difundido e praticado em larga escala, procuram eliminar o supérfluo, procurando apenas aquilo que é essencial, indispensável.

MINIMALISMO é viver com o essencial.

SETE LIÇÕES DO MINIMALISMO

Segundo um vídeo que vi (3) há sete lições para aprendermos com o minimalismo. A seguir, enumero-as, comentando um pouco sobre cada uma.

1 - Nós somos programados para ficar insatisfeitos.
O marketing programado pelas indústrias desde meados dos anos 50 do século XX, como já mencionado, montou uma estratégia para que todos nós, nos sintamos sempre insatisfeitos. Sempre desejamos algo mais. Seja uma melhor roupa, um carro mais bonito, uma casa maior (ou menor), etc.
O minimalismo está muito relacionado com a liberdade. Sua liberdade de tempo, de mais dinheiro, de escolhas do que é melhor para você. Não para satisfazer uma "necessidade" que implantaram em você.

2 - O sentido de sua vida dificilmente virá de coisas.
Dê sentido à sua vida não com coisas mas com experiências, pessoas e valores. Dificilmente você preencherá algum vazio de sua vida com coisas.

3 - Viva com menos
Viver com menos não significa eliminar as coisas importantes, ou algum luxo especial. Viver com menos significa reduzir suas preocupações, suas dívidas, seus gastos desnecessários, não essenciais. Viver com menos estresse.

4 - Viva com mais
Viva com mais tempo, mais dinheiro, mais prazer.

5 - Seja materialista
Ser materialista no sentido de zelar pelas coisas que tem. Não de ser consumista.

6 - Escolha a qualidade em vez da quantidade
É muito mais importante a qualidade do que a quantidade. Em vez de ter dez peças de roupa, tenha duas ou três mas de boa qualidade. Principalmente, que durem mais, que você não precise estar trocando a cada dois meses. Tenha um carro do melhor que puder.

7 - O problema não é o consumismo
O problema é o consumismo compulsivo.

MITOS E VERDADES SOBRE O MINIMALISMO

Minimalistas são muquiranas ou mãos de vaca = MITO
Minimalista não tolera desperdício = VERDADE
Minimalismo é coisa de gente rica = MITO/VERDADE
Minimalista é rico de cabeça. Mas também pode ser pobre de dinheiro.


"Ame as pessoas e use as coisas."

FONTES:

(1) Toda Matéria - disponível em https://www.todamateria.com.br/o-que-e-minimalismo/ e consultado em 23/04/2021

(2) Enciclopédia Itau Cultural - disponível em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3229/minimalismo e consultado em 23/04/2021

(3)
Vídeo sobre as sete lições do minimalismo.
https://www.youtube.com/watch?v=E6gVpQk_c0Y

Texto de autoria do poeta Alberto Valença Lima, acadêmico da ABLAM, ocupante da cadeira 03 - Patrono: Gilson de Castro (Luiz Otávio)
ABLAM
Enviado por ABLAM em 26/04/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras